A Bolsa de Tóquio fechou em baixa moderada nesta quinta-feira, em meio à continuidade de temores relacionados à direção das medidas econômicas do governo dos EUA e ao cenário político na Europa.

O índice Nikkei caiu 0,53% na capital japonesa, a 18.907,67 pontos, apagando a valorização de 0,51% do pregão anterior.

Investidores mostraram cautela antes da reunião de amanhã do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca. A expectativa é que Abe e Trump troquem opiniões sobre o comércio global. Cumprindo promessa de campanha, Trump recentemente anunciou a retirada dos EUA da chamada Parceria Transpacífico (TPP), acordo de livre comércio que envolveria 12 países da região do Pacífico, incluindo o Japão.

Além disso, preocupações com o avanço da extrema-direita na França, antes da eleição presidencial marcada para abril, continuaram pesando nos negócios do mercado japonês.

Ações de montadoras lideraram as perdas em Tóquio hoje. A Fuji Heavy Industries, controladora da marca Subaru, teve queda de 3,7%, e a Nissan recuou 2%.

Ainda no setor automotivo, o fabricante de freios Nisshinbo Holdings sofreu um tombo de 4,3%, após notícia de que a empresa desistiu de construir uma nova fábrica no México. Fonte: Dow Jones Newswires.