São Paulo, 22/07 – O contrabando de oito bovinos vindos da Argentina para o Rio Grande do Sul foi flagrado ontem (21) pela Brigada Militar gaúcha, informou em nota a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. A Brigada integra o Programa Sentinela, que fiscaliza o ingresso ilegal de animais nas fronteiras gaúchas a fim de prevenir riscos de contaminação dos animais por febre aftosa e outras doenças. Recentemente, o Rio Grande do Sul foi reconhecido como área livre de aftosa, sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Conforme o coordenador do Programa Sentinela, Francisco Lopes, os bovinos foram atravessados a nado pelo Rio Uruguai. “Foram apreendidos e encaminhados para abate imediato, segundo previsão legal, devido ao risco sanitário, visto que o status para febre aftosa do Rio Grande do Sul é superior ao da Argentina, que ainda pratica a vacinação”, disse.

O inquérito criminal deverá ser aberto junto à Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo para apurar a materialidade e autoria do crime.