O Boeing 777-9 só começará a voar em 2019, mas suas dimensões já garantem uma nota de destaque na aviação. Ele será o maior avião da linha triple seven, e o mais comprido feita pela empresa. O objetivo é de que ele substitua o 777-30ER, modelo de enorme sucesso da família, que se tornou padrão para aéreas de realizam voos de longas distâncias. A Boeing concluiu a montagem da estrutura do primeiro 777-9, unindo as asas a fuselagem, na linha de produção principal nesta semana.

O objetivo do novo modelo era manter o grande alcance e motor potente com uma capacidade de passageiros maior. a META foi alcançada, e o 777-9 pode levar até 425 passageiros em configuração padrão. Para tal, a Boeing teve que criar uma das maiores asas da aviação comercial, com 71,7 metros de envergadura.

Ele se tornou também o primeiro avião comercial a jato com asas dobráveis. As pontas são retraídas em solo, passando para 68,8 metros, ligeiramente maior que a largura de um campo de futebol padrão FIFA, que tem 68 metros de largura. A medida foi tomada para que o 777-9 possa operar em aeroportos que já recebiam seus antecessores da linha 777.

Para além dos números superlativos, o novo avião será feito com uma mescla de materiais compostos e ligas metálicas avançadas, assim como um novo projeto do perfil da asa, que promete ser o mais eficiente já criado para um avião comercial. A Boeing possui 340 encomendas e compromissos para a família 777X de aéreas como All Nippon Airways, Cathay Pacific, Emirates Airline, Etihad Airways, Qatar Airways, Lufthansa e Singapore Airlines.