A empresa americana Boeing ganhou dois contratos de mais de 2 bilhões de dólares, que inclui a entrega de mais de 1.000 mísseis terra-ar e anti-navio para a Arábia Saudita e outros para o Brasil, anunciou o Pentágono nesta quarta-feira (13).

O primeiro contrato, de 1,972 bilhão de dólares, é para a modernização do míssil de cruzeiro Boeing Defense SLAM ER e a entrega de 650 unidades “em apoio ao governo da Arábia Saudita”, divulgou o Pentágono no registro que anuncia diariamente os contratos aprovados pelo Departamento de Defesa.

O contrato será concluído em dezembro de 2028.

O SLAM ER é um míssil de cruzeiro ar-solo guiado por GPS com um alcance máximo de 155 milhas náuticas (cerca de 290 quilômetros).

O Pentágono também anunciou um contrato de quase 660 milhões de dólares para entregar uma nova versão do míssil anti-navio Harpoon, conhecido como Block II, dos quais mais de 400 serão entregues na Arábia Saudita.

Outros serão enviados para o Brasil, Holanda, Japão, Tailândia, Coreia do Sul, Catar e Índia.

Em um comunicado de imprensa, a Boeing, que estima que os contratos atingirão cerca de 3,1 bilhões de dólares, afirma que estes não apenas garantirão a produção continuada do Harpoon até o final de 2026, mas também permitirão o reinício da linha. produção para o SLAM ER.

A empresa disse que entregou seu último míssil em 2008.