A Boeing divulgou imagens do novo modelo 777X-9, o maior jato bimotor do mundo. O protótipo foi lançado na fábrica da companhia em Everest. A nova linha está passando pelo chamado teste estático, onde é avaliada uma série de pontos antes da aprovação final.

“O teste estático é a nossa oportunidade de verificar o projeto da estrutura e dos componentes do avião, garantindo que o produto final seja seguro para nossos clientes e para o público”, disse Doreen Bingo, gerente do programa de testes do modelo.

“Usando um avião em grande escala, vamos executar várias condições de carga nas asas, nas engrenagens, nas escoras e na fuselagem.”

O alcance do avião deve chegar a mais de 14 mil quilômetros, uma distância equivalente entre Dubai e a Cidade do Panamá. O modelo tem capacidade para comportar de 350 a 425 passageiros e tripulantes.

O protótipo passará por outras baterias de testes ao longo dos próximos meses. A projeção da Boeing é lançar a nova aeronave até 2020. Segundo a empresa, diversas companhias já fizeram reservas de pedido, entre elas a Emirates, All Nippon Airways e Lufthansa.

A nova família X da Boeing acompanha uma revolução na engenharia. A nova série possibilita que aviões com apenas dois motores adotem muitas das mesmas rotas globais que aviões de quatro motores maiores, como o 747 e o Airbus A380 Super Jumbo.