(Reuters) – A Boeing disse nesta segunda-feira que avalia várias datas neste mês para o lançamento de sua cápsula espacial CST-100 Starliner para a Estação Espacial Internacional.

A empresa adiou na semana passada um aguardado lançamento da cápsula depois de descobrir uma falha nas válvulas do sistema de propulsão durante as verificações de pré-lançamento.

+ Variante gama é mais agressiva que cepa original do novo coronavírus, diz estudo

A Boeing disse nesta segunda-feira que corrigiu problemas no fim de semana na maioria das 13 válvulas do sistema de propulsão da CST-100 Starliner e as inspeções não mostraram sinais de danos ou corrosão externa.

“Sete das 13 válvulas agora estão operando conforme projetado, com inspeção e reparo das válvulas afetadas restantes a serem realizadas nos próximos dias”, disse a empresa. A Boeing disse que está trabalhando com a Nasa e a United Launch Alliance, sua parceria com a Lockheed Martin, para confirmar as datas de lançamento quando a espaçonave estiver pronta. A CST-100 Starliner levará as pessoas de e para a órbita baixa da Terra e a Boeing disse que uma missão tripulada ocorrerá no máximo em dezembro, pois compete com a SpaceX de Elon Musk para ser a primeira a levar astronautas da Nasa à estação espacial vindos do solo dos EUA em quase uma década.

(Reportagem de Abhijith Ganapavaram)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH780T6-BASEIMAGE