O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu nesta quinta-feira manter sua taxa básica de juros na mínima histórica de 0,25%, bem como o volume do programa de compras de bônus soberanos em 435 bilhões de libras, conforme previam analistas.

Segundo ata da reunião, a decisão foi tomada por seis votos a favor e dois contrários. Os dissidentes do BoE, Ian McCafferty e Michael Saunders, defenderam a alta da taxa em 0,25 ponto porcentual, a 0,50%.

Em relatório de projeções econômicas, o BoE reduziu ligeiramente sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido para este ano, de 1,9% para 1,7%, e também para 2018, de 1,7% para 1,6%.

O BC inglês, por outro lado, confirmou suas projeções de inflação para os próximos dois anos, prevendo que a taxa deverá ultrapassar levemente sua meta de 2% em 2019.

Segundo o BoE, os mercados esperam que a taxa básica suba para 0,5% em 2018 e sofra novo ajuste, a 0,75%, em 2020. O BC inglês, porém, acredita que futuros aumentos de juros serão maiores do que os mercados precificam e avalia que haverá necessidade de elevações se a economia do Reino Unido se comportar “amplamente” em linha com o previsto. Fonte: Dow Jones Newswires.