O Banco da Inglaterra (BoE) afirmou nesta segunda-feira que irá revisar as práticas de concessão de crédito ao consumidor após uma forte alta destes.

Em um sinal de que as autoridades estão crescentemente incomodadas com o endividamento das famílias e seu risco sobre a estabilidade financeira, o comitê de política financeira da instituição afirmou que o rápido crescimento do crédito pode prejudicar o sistema financeiro se os padrões de subscrição levarem a grandes perdas para os bancos em caso da alta da inadimplência.

O movimento acontece após dados mostrarem que os consumidores britânicos estão se endividando cada vez mais para financiar gastos, o que acontece em um contexto de alta frágil dos salários e aceleração da inflação no país. Os empréstimos sem garantia cresceram a taxa anual de mais de 10% nos meses finais de 2016, de acordo com dados da instituição.

Uma forte queda da libra desde a decisão do país de deixar a União Europeia em junho pressionou para cima os preços, que aceleraram em fevereiro a uma taxa anual de 2,3%, o crescimento mais rápido dos preços em mais de três anos. Fonte: Dow Jones Newswires.