Economia

Boa Vista: demanda por crédito do consumidor cai 6,2% em maio ante mês anterior

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

No acumulado de 2020, a busca por crédito soma uma queda de 15,9%, enquanto que o acumulado dos últimos 12 meses passou para o campo negativo com uma retração de 5,7% (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

A demanda por crédito do consumidor teve mais um recuo no mês de maio, confirmando a trajetória de quedas do índice em 2020. Segundo análise da Boa Vista, os pedidos por crédito caíram 6,2% no mês passado em comparação com abril deste ano, e 33,5% se comparado com igual mês em 2019, aplicados os ajustes sazonais.

No acumulado de 2020, a busca por crédito soma uma queda de 15,9%, enquanto que o acumulado dos últimos 12 meses passou para o campo negativo com uma retração de 5,7%.

+ Crédito deve apresentar expansão de 7,6% este ano, diz BC
+ BC: projeção para saldo total de crédito em 2020 passa de +4,8% para alta de 7,6% 

Apesar de menos acentuada que as quedas registradas em abril e março – respectivamente de 24,4% e 14,2% ante os meses anteriores -, o desempenho do índice em maio reflete o cenário de crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo avalia a Boa Vista em nota, o resultado ainda confirma o fim da trajetória de estabilidade de crescimento que a demanda por crédito apresentava até janeiro deste ano, quando o índice teve alta de 1,2%.

Dentre os segmentos que compõem o indicador, o financeiro foi para o campo negativo com uma queda de 1% nos últimos 12 meses, enquanto o não financeiro registrou recuo de 8,9%. De acordo com análise da Boa Vista, o desempenho em maio foi influenciado pela queda nos dois segmentos, com destaque para o terceiro recuo consecutivo do setor financeiro, “que antes costumava apresentar sólidas taxas de crescimento”, como avalia a instituição.

Com a provável piora no consumo e emprego, a Boa Vista prevê que a demanda do consumidor por crédito deve continuar a ser influenciada negativamente pela pandemia nos próximos meses.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel