A BMW registrou a patente de um novo sistema de retrovisores, que utiliza uma tela localizada na janela do motorista. Essa tela, por sua vez, recebe imagens de câmeras colocadas na parte traseira do veículo. O registro foi feito no Instituto Europeu de Patentes. As imagens do protótipo, que mostram como funcionará a tecnologia, vazaram no fórum da internet i4talk.

De acordo com o fórum, em vez de ter espelhos fora do carro, a BMW propõe ter uma espécie de “espelho retrovisor” projetado na própria janela. O vídeo das câmeras externas é mostrado em uma tela semitransparente que faz as vezes do espelho retrovisor. É como se o motorista olhasse para o espelho, mas o que ele vê é a imagem projetada no vidro. Ou melhor, a imagem “apareceria” mais adiante, onde um espelho convencional estaria, mas com o benefício aerodinâmico de não ter espelhos físicos projetando-se para fora.

+ BMW lança programa que vende seminovas certificadas e com garantia de fábrica

A ideia de usar câmeras e telas para substituir os retrovisores já é utilizada pelas montadoras, mas a principal inovação do projeto da BMW é que as imagens são projetadas em uma parte semi-espelhada das janelas dianteiras, a cerca de 0,5 a 2 metros do olho do motorista – algo como um head-up display. No Audi E-Tron, por exemplo, as telas são instaladas nas portas ou nos pilares do veículo.

A escolha do local para a projeção foi feita com o intuito de facilitar a adaptação do motorista ao novo sistema, já que a projeção será feita no mesmo ponto da janela onde vemos os espelhos atuais, conforme o Olhar Digital. A tecnologia também visa diminuir o cansaço nos olhos do condutor e permite que a visão permaneça focada a longa distância enquanto os retrovisores são verificados.

O sistema também projeta informações úteis, como instruções de navegação, avisos de estacionamento e distância entre veículos, aumentando a segurança em meio à trocas de faixa.