A BMW do Brasil está convocando os proprietários dos veículos X5 xDrive45e a procurarem uma concessionária autorizada da marca e agendar, gratuitamente, a substituição dos módulos de células da bateria de alta voltagem.

Ao todo, 169 unidades fabricadas entre junho e agosto de 2020 estão envolvidas no recall pela possibilidade de curto-circuito quando a bateria de alta voltagem do motor elétrico estiver completamente carregada, devido a uma eventual contaminação por impurezas no processo de produção da bateria.

+ Conheça os carros mais registrados em toda a história no Brasil

A situação pode ser potencializada pela conexão paralela das células das baterias. Nestes casos, não se descarta a possibilidade de incêndio na bateria de alta voltagem e acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

Bateria não deve ser carregada

A BMW informa que os proprietários do SUV não devem carregar seus veículos na rede elétrica e devem adotar imediatamente as orientações abaixo, que devem ser configuradas por meio do display central do veículo, a fim de manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos:

1 – Ir em “Configurações”;
2 – Selecionar “Modo de Condução”;
3 – Ir a “Controle de bateria”;
4 – Definir a configuração do estado de carga em 30%.

O proprietário também não deverá utilizar as funções de trocas de marchas manuais, modo Sport da alavanca de câmbio, nem as aletas de troca de marchas posicionadas atrás do volante.

As medidas preventivas deverão ser adotadas diretamente pelo consumidor em seu veículo. Após, o proprietário deverá entrar em contato imediatamente com uma concessionária autorizada BMW para agendar gratuitamente a substituição dos módulos de células da bateria de alta voltagem.

Vale destacar que os proprietários dos carros envolvidos estão sendo comunicados diretamente pela marca, por meio do My BMW App.

Para verificar se a sua unidade está entre os veículos que fazem parte do recall ou para mais informações, acesse www.bmw.com.br e clique na opção Recall e na Ferramenta de Busca de Recall, ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall: 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Os serviços poderão ser agendados de imediato e a substituição gratuita dos módulos de células da bateria de alta voltagem levará cerca 14 (quatorze) horas.

Os chassis não sequenciais envolvidos são:

Modelo: X5 xDrive45e

Chassis: WBATA6100M9D61242 até WBATA610XM9E04176