Geral

BMW e Mercedes se unem para desenvolvimento de veículos autônomos

As duas montadoras alemãs afirmaram que 1,2 mil técnicos e engenheiros serão alocados no projeto. A previsão é lançar os primeiros modelos até 2024

BMW e Mercedes se unem para desenvolvimento de veículos autônomos

BMW e Mercedes concentrarão os esforços em softwares para assistência aos motoristas e condução automatizada em rodovias e áreas de estacionamento

A BMW e a Daimler, dona da Mercedes-Benz, anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de veículos autônomos. Em um comunicado conjunto divulgado nesta quinta-feira (4), as duas montadoras alemãs afirmaram que 1,2 mil técnicos e engenheiros serão alocados no projeto. A previsão é lançar os primeiros modelos até 2024.

As montadoras concentrarão os esforços em softwares para assistência aos motoristas e condução automatizada em rodovias e áreas de estacionamento. A tecnologia prevista está no 4º nível de desenvolvimento das cinco listadas pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE, na sigla em inglês), que mede a capacidade de automação dos veículos. Neste nível, o carro já tem autonomia para executar todas as funções de forma independente, apesar de o motorista ainda ter total controle da direção.

“Mais conversas estão planejadas para estender a cooperação a níveis mais altos de automação em áreas urbanas e centros urbanos”, publicaram.

A BMW e Mercedes ainda afirmaram que a parceria não é exclusiva e que outras montadoras ou empresas de tecnologia podem se unir ao projeto. As duas foram signatárias da regulamentação de padrões de veículos autônomos, divulgado nesta terça (2) e apoiado por outras fabricantes, como Audi, Fiat Chrysler e Volkswagen.