A Jaguar Land Rover (JLR) e a BMW anunciaram uma parceria para ingressar no mercado de carros elétricos. De acordo com as montadoras, o objetivo é unir esforços e reduzir custo para produzir modelos acessíveis para o grande público. A parceria incluirá a pesquisa, criação e desenvolvimento de novos projetos.

Para Nick Rogers, diretor de engenharia da JLR, a união é reflexo do que ele classifica como “a maior mudança tecnológica de uma geração”. “O ritmo de mudança e o interesse do consumidor em veículos elétricos está ganhando impulso real e é essencial que trabalhemos em toda a indústria para avançar as tecnologias necessárias para entregar esse futuro”, afirmou.

A BMW foi uma das primeiras grandes montadoras a lançar um carro totalmente elétrico, com o i3 chegando ao mercado em 2013. A JLR também tem um carro elétrico, o Jaguar i-Pace, e ambas as empresas têm uma variedade de modelos híbridos.

A Jaguar Land Rover é a maior montadora do Reino Unido, enquanto a BMW é reconhecida mundialmente pela sua eficiência e luxo. A companhia britânica passa por um momento de reestruturação e anunciou o corte de 4,5 mil trabalhadores em todo o mundo após perdas de 3,4 bilhões de libras pela queda nas vendas no ultimo trimestre de 2018. A BMW também está estudando estratégias para cortar custos em até 12 bilhões de libras e já alertou que os lucros reduzirão nos próximos meses.

“Juntos, temos a oportunidade de atender com mais eficiência às necessidades dos clientes, reduzindo o tempo de desenvolvimento e trazendo veículos e tecnologias de ponta para o mercado mais rapidamente”, disse Klaus Froehlich, membro do conselho da BMW.

Este é o segundo anúncio de aproximação de montadoras rivais em menos de um mês. Em maio, a Fiat Chrysler e a Renault divulgaram planos para uma fusão estimada em 33 bilhões de euros, o que criaria a terceira maior montadora do mundo. As companhias justificaram a economia e a união de esforços para projetos elétricos e autônomos como impulsionadores do negócio.