Após ser adiado por dificuldades técnicas, acontece neste sábado (4), o voo da empresa espacial Blue Origin com o primeiro turista espacial brasileiro, o engenheiro Victor Correa Hespanha. Ele é o segundo brasileiro da história a visitar o espaço, o primeiro foi o ex-astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Inicialmente, o quinto voo tripulado da empresa do dono da Amazon, Jeff Bezos, estava marcado para 20 de maio. No dia 18 do mês passado, por suas redes sociais, a empresa anunciou o adiamento. “Durante nossos checkouts finais de veículos, observamos que um dos sistemas de backup da New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho”, dizia o comunicado.

+ Blue Origin realiza com êxito seu quarto voo tripulado à última fronteira

A missão, conhecida como NS-21, porque será o 21º voo de um veículo New Shepard na contagem geral da empresa, conta com seis passageiros a bordo. O mineiro Victor Hespanha, engenheiro de produção de 28 anos, conseguiu sua vaga após adquirir um NFT (tolken não fungível) da Crypto Space Agency (CSA), por cerca de R$ 4 mil, e ser sorteado pela agência.

Além do brasileiro, o voo levará: a primeira mulher nascida no México, Katya Echazarreta; o engenheiro Evan Dick, primeira pessoa a voar duas vezes a bordo de uma nave espacial New Shepard; o piloto de jatos corporativos, Hamish Harding; o fundador da empresa imobiliária comercial JJM Investments, Jaison Robinson; e o cofundador da empresa de investimento em capital privado Insight Equity, Victor Vescovo.

Onde assistir o voo da Blue Origin?

O lançamento da missão está marcado para as 10h (pelo horário de Brasília), do Launch Site One, em Van Horn, no Texas, Estados Unidos. O momento da decolagem até o pouso costuma durar entre 10 e 12 minutos e será possível acompanhar a transmissão ao vivo no site Space.com.