Estilo

Blue Monday: hoje é o dia mais triste do ano; entenda

A data acontece pelo misto de despesas contraídas nas festas de final de ano a volta ao trabalho e a perspectiva de mudanças para o ano que chega, cujo primeiro mês está prestes a terminar.

Blue Monday: hoje é o dia mais triste do ano; entenda

And I still find it so hard (E eu ainda acho tão difícil)
To say what I need to say (Falar o que preciso)
But I’m quite sure that you’ll tell me (Mas acredito que você vai me dizer)
Just how I should feel today (Como eu devo me sentir hoje)

O versos melancólicos acima são da música Blue Monday, da banda britânica New Order. O nome da música é também o do dia de hoje (21), o dia mais triste do ano. Ao menos para o psicólogo Cliff Arnall, professor da Universidade de Cardiff que, em 2005, elaborou uma teoria sobre a terceira segunda-feira do ano, que reúne uma séria de fatores para transformar o dia no mais melancólico do ciclo de 365 dias do giro da terra em torno do sol.

Segundo Arnall, o fato acontece pelo misto de despesas contraídas nas festas de final de ano – e que começam a chegar nesse período – a volta ao trabalho e a perspectiva de mudanças para o ano que chega, cujo primeiro mês está prestes a terminar. Junte isso ao frio intenso do hemisfério norte e o fato de segundas-feiras serem tristes por natureza e temos um dia amargurado pela frente.

O pesquisador chegou a até mesmo elaborar uma fórmula para explicar a data.  [W+(D-d)]xT/MxNA – “W” é o clima, “D” é o salário, “d” a dívida, “T” o tempo desde o Natal, “M” o baixo nível motivacional e “NA” a necessidade de tomar medidas.

A data, porém, é contestada na Inglaterra, onde diversos veículos de imprensa afirmam que o estudo de Arnall foi encomendada por uma empresa de turismo para criar uma data para vender passagens a preços promocionais – a fim de “curar” os efeitos da Blue Monday com uma boa dose de gasto de dinheiro. A data foi alvo até de posts em agências de fact checking, que jogaram a teoria por água abaixo.

Porém, o Blue Monday caiu na cultura popular e é um dia do ano em que você tem a desculpa perfeita para estar mal-humorado. Aproveite.