Edição nº 1074 15.06 Ver ediçõs anteriores

A verdade sobre as emissões

A verdade sobre as emissões

O empresariado está consciente da necessidade de se evoluir para uma economia de baixo carbono. Porém, o nível de esforço ainda não é suficiente. A conclusão é do Carbon Disclosure Project (CDP), organização sem fins lucrativos que promove a necessidade das empresas de divulgarem seus riscos ambientais. A entidade apresentou um relatório sobre a América Latina, na semana passada, que contou com a participação de 115 empresas. Somando-se todos os projetos de redução de impacto ambiental relatados, 19,3 milhões de toneladas de carbono foram evitadas, o que representa 7% das emissões de CO2 das companhias participantes. Na América Latina, apesar de 59% dos participantes estabelecerem metas para redução das emissões, menos de 10% deles desenvolveram programas de longo prazo e padrões globais de medição, que consideram não apenas a própria operação, mas também o setor.

“Essa falta de visão de longo prazo indica que as empresas ainda não consideram de maneira estratégica a necessidade de transição para o baixo carbono”, diz o relatório. Os projetos direcionados à eficiência energética, que têm rápido retorno financeiro, são os mais relatados pelas empresas, representando 44% do total. Esse tipo de divulgação tem ganhado importância na atração de recursos. O CDP é apoiado por uma rede de investidores que representam mais de US$ 100 trilhões em ativos. “Os investidores estão mais focados do que nunca em saber quem serão os vencedores e os perdedores da transição para a economia de baixo carbono, pois prevê-se que trilhões de dólares em ativos estarão em risco por causa das mudanças climáticas”, afirma Paul Simpson, CEO da entidade.

(Nota publicada na Edição 1002 da Revista Dinheiro)


Mais posts

A exploração do Ártico

Mais de 4 milhões de pessoas vivem ao norte do Círculo Ártico. Quase metade dessa população está na Rússia e o restante se espalha [...]

Porto seguro para as aves

A cidade baiana de Porto Seguro é conhecida pelas praias e sua agitada vida noturna. No entanto, ao perceber a vocação da região para a [...]

Novas metas

A varejista sueca Ikea anunciou novas metas para o uso de materiais recicláveis e renováveis na produção de seus móveis. Até 2030, a [...]

Vidro é bom

Criado em 2010 pela operação local da britânica Diageo, responsável por marcas de bebidas como Smirnoff e Johnnie Walker, o programa [...]

Logística verde

O Brasil constatou a sua dependência do transporte viário durante a greve dos caminhoneiros em maio. No dia 4 de julho, será apresentado o manual de boas práticas do Programa de Logística Verde, uma iniciativa de acadêmicos e de 22 empresas, como Scania, Coca-Cola, Clarient, Dow e Heineken. A meta é reduzir 43% das emissões […]

Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.