Edição nº 1052 12.01 Ver ediçõs anteriores

A verdade sobre as emissões

A verdade sobre as emissões

O empresariado está consciente da necessidade de se evoluir para uma economia de baixo carbono. Porém, o nível de esforço ainda não é suficiente. A conclusão é do Carbon Disclosure Project (CDP), organização sem fins lucrativos que promove a necessidade das empresas de divulgarem seus riscos ambientais. A entidade apresentou um relatório sobre a América Latina, na semana passada, que contou com a participação de 115 empresas. Somando-se todos os projetos de redução de impacto ambiental relatados, 19,3 milhões de toneladas de carbono foram evitadas, o que representa 7% das emissões de CO2 das companhias participantes. Na América Latina, apesar de 59% dos participantes estabelecerem metas para redução das emissões, menos de 10% deles desenvolveram programas de longo prazo e padrões globais de medição, que consideram não apenas a própria operação, mas também o setor.

“Essa falta de visão de longo prazo indica que as empresas ainda não consideram de maneira estratégica a necessidade de transição para o baixo carbono”, diz o relatório. Os projetos direcionados à eficiência energética, que têm rápido retorno financeiro, são os mais relatados pelas empresas, representando 44% do total. Esse tipo de divulgação tem ganhado importância na atração de recursos. O CDP é apoiado por uma rede de investidores que representam mais de US$ 100 trilhões em ativos. “Os investidores estão mais focados do que nunca em saber quem serão os vencedores e os perdedores da transição para a economia de baixo carbono, pois prevê-se que trilhões de dólares em ativos estarão em risco por causa das mudanças climáticas”, afirma Paul Simpson, CEO da entidade.

(Nota publicada na Edição 1002 da Revista Dinheiro)


Mais posts

Afasta de mim este cálice

O ano começa e a tradicional lista dos maiores riscos globais, elaborada pela consultoria Eurasia, já está circulando. Para quem espera [...]

Doação digital

Os clientes da plataforma de pagamentos PayPal doaram US$ 8,5 bilhões para ONGs e entidades sem fins lucrativos, em 2017. Segundo o CEO da empresa, Dan Schulman, o ano foi marcado por desastres naturais e um cenário de polarização. “Em tempos como esses, é fácil desanimar”, disse. “Mas sempre há razão para manter a esperança.” […]

Jessica Alba perde o unicórnio

A Honest Company, fabricante de bens de consumo criada pela atriz Jessica Alba, perdeu o status de unicórnio, concedido a startups que [...]

Notícia velha

A jornalista britânica Carrie Gracie, correspondente da BBC na China, pediu demissão após mais de 30 anos na empresa. O motivo foi que [...]

É proibido o machismo

A Islândia deu um passo definitivo para acabar com a desigualdade salarial entre homens e mulheres: a partir deste ano, está proibido [...]
Ver mais

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.