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Invista em nichos de mercado e prospere

Invista em nichos de mercado e prospere

Para dar o primeiro passo e trilhar novos caminhos, é preciso identificar qual sua vocação para abrir uma empresa

Crescimento econômico pífio, inflação e juros altos, câmbio disparado e investidores pessimistas. Empresas enfrentam diferentes obstáculos para crescer em um período difícil. No entanto, apesar do cenário desfavorável, muitos empreendedores, tendo a resiliência como palavra-chave, encontram a saída no investimento em nichos de mercado ainda não desbravados ou pouco explorados.

Realizar um trabalho de segmentação auxilia na composição e renovação do portfólio, bem como no posicionamento da companhia. Inclusive, ao seguir por essa estratégia, a organização se permite testar novos conceitos, valores e avaliar outras iniciativas.

Porém, em ambas as situações, para o empresário prosperar, é preciso cautela na escolha do (novo) segmento de atuação e na sua administração. Quanto mais conhecer o mercado em que deseja ingressar, maior será o respaldo na atuação do seu empreendimento e mais perto ficará do sucesso.

Vivemos na era da informação, o que nos dá a grande vantagem de ter um ambiente farto, pesquisar e aprender com exemplos alheios, analisar tendências e ser mais assertivo nas estratégias.

Portanto, procure sempre avaliar o tamanho do segmento (a quantidade de pessoas que o compõe), mapear a concorrência, elencar as oportunidades e ameaças, definir o público-alvo com destreza e precisão,  além de refletir sobre o espaço que negócio terá no mercado. Tenha em mente que nada adianta se especializar em um nicho que já está saturado ou que possui baixo potencial de crescimento. Ainda é imprescindível fazer a diferenciação entre modismos e tendências.

Por exemplo, hoje, o mercado de produtos sem glúten cresce apoiado, principalmente, na necessidade dos portadores da doença celíaca, ou seja, que apresentam intolerância a essa proteína e no hábito crescente de se consumir alimentos mais saudáveis. É um cenário promissor e que inspira longevidade. Um bom negócio, com certeza!

Os consumidores segmentados estão dispostos a pagar mais por algo que os satisfaça. Tal cliente é exigente, especializado no assunto de seu interesse e espera atendimento no mesmo nível. Essas pessoas fazem suas escolhas baseadas em valores e estilos e não em preços. Então, oferecer-lhes tratamento de qualidade é primordial.

Meus (muito) anos de experiência como empresário mostraram que para  apostar em segmentos é preciso estar atento às tendências. Invista em algo que lhe dê prazer, mas que também possa ser positivo ao seu próximo, à sua comunidade. Assumir riscos faz parte do negócio, mas eles precisam ser calculados, planejados, ainda mais em momentos de incertezas política e econômica.  Apesar de todas as barreiras que enfrentamos neste momento no país, há uma infinidade de possibilidades para aqueles que são visionários e almejam um futuro de sucesso e realizações.

Acredite em si mesmo, em seu potencial e em seus sonhos mais ousados. Não importam quais são as dificuldades que terá que enfrentar, você nunca saberá quão longe pode ir até tentar. 


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