Edição nº 1150 09.12 Ver ediçõs anteriores

O cavalo de pau do Fed

Manter os juros baixos por “um período considerável” não saiu da ata, mas tornou-se algo “altamente condicional”. Isoladamente, essas frases passariam por mais um acesso de burocratês. No contexto, porém, elas tiveram a capacidade de cancelar uma alta vigorosa da Bolsa e fazer o dólar fechar no maior nível em seis meses.

No volátil mercado financeiro, tudo se move em função das expectativas. E elas eram de que o Banco Central americano manteria os juros baixos. O Fed, à primeira vista, confirmou essa expectativa (o que é positivo para o Brasil), mas indicou que a atual temporada de juros perto de zero e liquidez frouxa tem hora para acabar (o que é ruim).

A reação foi imediata. As ações derreteram. A Petrobras, que chegou a subir mais de 4,5%, encerrou com uma alta de 1,8%. Vale, que chegou a subir 1%, fechou em queda de 0,8%. E o Índice Bovespa encerrou a sessão marginalmente negativo, depois de avançar 1,5% no melhor momento do dia.

O maior impacto, porém, foi no dólar. As cotações encerraram o dia a R$ 2,3577, alta de 1,28%, e no maior nível desde 13 de março. Além de subir em relação à véspera, a cotação da moeda americana fechou no nível máximo do dia.

Apesar de os investidores estrangeiros permanecerem fora do mercado, a mera expectativa de um aperto na liquidez e de uma elevação dos juros lá fora foi suficiente para turvar o humor do mercado por aqui.


Mais posts

Por que a Lush vai fechar as portas no Brasil de novo

Quatro anos após ter reiniciado suas atividades no Brasil, a empresa britânica de cosméticos de luxo Lush está fechando as portas de [...]

Bradesco venderá previdência pelo celular

A Bradesco Vida e Previdência vai aproveitar uma mudança na regulamentação do mercado e, a partir do dia 29 de janeiro, começa a distribuir planos de previdência privada pelo celular. No dia 26 de janeiro entra em vigor uma resolução do Conselho Nacional dos Seguros, que dispensa as empresas de registrar os contratos por meio […]

Bradesco vende mais previdência usando a tradicional promoção

Isenção da taxa de carregamento em novos aportes elevou vendas de novembro em 38%

Gestor de fundos imobiliários questiona taxas cobradas pelo Credit Suisse

André Freitas, da Hedge Investments, solicita convocação de assembleia para reduzir taxas de 1,5% para 0,6%

Saída de Maria Silvia do BNDES já era esperada, diz analista

Já era esperado o pedido de demissão de Maria Sílvia Bastos Marques da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e [...]
Ver mais