Por Akash Sriram

BENGALURU, Índia (Reuters) – A BlackBerry disse nesta quinta-feira que acertou acordo para pagar 165 milhões de dólares e encerrar uma ação coletiva de mais de oito anos movida contra a empresa por supostamente fraudar acionistas ao exagerar o sucesso e a lucratividade do smartphone BlackBerry 10.

O pagamento, que ainda precisa de aprovação da Justiça, será feito para liquidar ações movidas em nome de investidores que compraram ações da empresa entre 28 de março de 2013 e 20 de setembro de 2013.

Os acionistas acusam a empresa de ocultar as verdadeiras perspectivas de vendas do BlackBerry 10 durante declarações públicas em 2013, resultando em um preço inflacionado das ações da companhia.

Processos judiciais que acusam empresas de enganar acionistas são comuns nos Estados Unidos, mas poucos vão a julgamento. Embora o BlackBerry 10 tenha recebido avaliações positivas dos críticos, o modelo nunca fez sucesso entre o público, que preferiu smartphones baseados em Android e iPhones, o que levou à decisão da BlackBerry de parar de fabricar telefones em 2016.

A empresa canadense atualmente tem como foco o mercado de segurança digital e o de sistemas operacionais para uso em veículos.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI361AJ-BASEIMAGE