O Procon do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira (24) um mapeamento com os preços dos produtos mais procurados e comercializados em oito grandes sites do varejo brasileiro. A ideia é ajudar os consumidores a identificarem quais promoções são, de fato, vantajosas na Black Friday e evitarem fraudes.

Segundo o Procon-RJ, os preços foram pesquisados entre o fim de outubro e a semana passada e o órgão quer monitorar a movimentação desses sites na própria sexta-feira (26), identificando possíveis maquiagens nos preços.

+ Entidade aponta Black Friday mais fraca e tímida em 2021

Ao todo, foram divulgados mais de 80 produtos em cada site e o Procon já indicou que pode instaurar processos administrativos, além de multa, contra as empresas que enganarem seus consumidores nesta Black Friday.

Para acessar a planilha com os preços dos produtos, clique aqui.

“O tema principal das denúncias que recebemos no período da Black Friday é em relação à maquiagem de preços. Consumidores relatam que as empresas aumentam os preços dos produtos antes da Black Friday e depois voltam ao preço original para dizer que o item está em promoção. O Procon-RJ está de olho neste tipo de prática abusiva e o monitoramento está sendo realizado para constatar se estas irregularidades serão cometidas”, disse em nota o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Empresas na lista de más fornecedoras

No Procon São Paulo, uma lista também pode ajudar os consumidores a fugirem de sites que tratam mal seus clientes e fornecem serviço de baixa qualidade. Segundo a entidade, essas empresas possuem histórico de golpes.

Veja a lista clicando aqui.