Anualmente a Black Friday – que neste ano acontece em 23 de novembro –, se consolida como um marco no varejo brasileiro. A grande ação de descontos no varejo que acontece na sexta-feira após o tradicional feriado norte-americano de Ação de Graças, marca o início das vendas da temporada de Natal, a época mais aguardada pelos comerciantes.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima a movimentação de R$ 2,87 bilhões no e-commerce, 16% a mais do apurado no mesmo período de 2017, e com a soma de 8,8 milhões de pedidos.

As categorias “Informática”, “Celulares”, “Eletrônicos”, “Moda e Acessórios” e “Casa e Decoração” devem ser as mais procuradas, aponta o levantamento.

A previsão leva em conta as compras realizadas entre os dias 22 e 23 de novembro. Segundo Mauricio Salvador, presidente da ABComm, a cada ano a Black Friday ganha relevância como um dos principais eventos para o varejo.

A data também serve como uma antecipação das vendas de Natal. “A estimativa da ABComm é de que cerca de 33% das compras na Black Friday sejam pessoas antecipando as compras de presentes de Natal. Com esse cenário, muitas lojas virtuais já preparam seus estoques esperando um ritmo agressivo nas vendas”, afirma.