Compras

Black Friday de 2020 será “histórica”, aponta Google

Crédito: Pexels

19 das 29 macrocategorias do varejo analisadas pela companhia já registraram um volume de buscas que supera o verificado na Black Friday de 2019 (Crédito: Pexels)

As buscas no Google indicam que a Black Friday 2020 será bem maior do que a do ano passado. Somente entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 macrocategorias do varejo analisadas pela companhia de buscas já registraram um volume que supera a verificada na Black Friday de 2019. Os dados do Google foram obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Categorias que foram as campeãs de busca na sexta-feira de ofertas de 2019, como “móveis e decoração”, estão 22% a 51% acima do registrado no ano passado. Setores que historicamente não registravam picos na data, como “alimentos e bebidas”, estão neste ano 40% e 23% acima do verificado no ano anterior.

+ EUA: Walmart vai realizar três Black Fridays em outubro 
+ Black Friday: 7 jeitos de evitar roubadas nas “promoções”

Alguns termos têm atingido recordes de busca, como é o caso de “cupom” e “cashback”, com crescimento de 30% e 74% respectivamente. Outra tendência é a procura por frete grátis no buscador. Em julho deste ano, a procura pelo termo já era 118% maior do que no mesmo período do ano passado.

Conforme a diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil, Gleidys Salvanha, ouvida pelo Estadão, o crescimento não se refere a compras antecipadas, o que seria ruim para a promoção. Pelo contrário, os indícios apontam para um resultado histórico. “A data tem acontecido há mais tempo e o consumidor tem ficado mais maduro. Olhando o patamar que as buscas chegaram, não faz sentido cair”, afirma Gleidys.

Segundo a diretora do Google, “essa data será de um consumidor mais cauteloso”, que já está se ocupando em pesquisar por preços baixos com antecedência.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Vale lembrar que a Black Friday deste ano vai ocorrer no dia 27 de novembro.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel