Com o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, o comércio varejista teve que se reinventar e o comércio eletrônico passou a ter papel importante nos resultados financeiros. Com a Black Friday se aproximando, as vendas virtuais devem ganhar ainda mais destaque e especialistas alertam que os lojistas devem estar preparados para este modelo de negócios para não perder clientes.

“Cada setor foi se reinventando da forma que podia, os restaurantes aceitaram de vez o delivery, enquanto o comércio e varejo viram no e-commerce a oportunidade perfeita para continuarem operando”, destaca o Instituto Presbiteriano Mackzenzie em material enviado à imprensa.

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A instituição de ensino lembra ainda que na versão do ano passado, segundo levantamento da Ebit | Nielsen, o varejo on-line faturou R$ 3,2 bilhões – o que representou uma alta de 23,6% do evento de 2018 – ou seja, para 2020, é impossível não imaginar que o céu é o limite. Resta saber se a realidade vai colaborar com a expectativa.

“Assim, fica evidente que a Black Friday de 2020 é o evento mais esperado do ano, tanto para os vendedores quanto para os consumidores. Neste ano, ela acontece no dia 27 de novembro e será a mais conectada e a distância possível, mas se a expectativa corresponder, será um grande teste para diversos serviços, como logística de entregas, o suporte on-line das empresas e, até mesmo um novo método de pagamento instantâneo, o PIX, que presumivelmente estará à disposição de todos”, destaca o Mackzenzie.