Ciência

BioNTech acredita na aprovação de vacina contra covid na UE para jovens de 12 e 15 anos

Crédito: AFP

Ugur Sahim e a esposa Ozlem Tureci, fundadores da BioNTech, durate evento em Berlim em 19 de março de 2021 (Crédito: AFP)

O laboratório alemão BioNTech está prestes a apresentar à União Europeia (UE) um pedido para que sua vacina contra a covid-19, desenvolvida em parceria com a americana Pfizer, seja autorizada para adolescentes entre 12 e 15 anos a partir de junho.



“Na Europa, estamos nas últimas etapas antes de apresentar os dados dos testes clínicos à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a validação levará entre quatro e seis semanas”, afirmou Ugur Sahin, cofundador e diretor da BioNTech, à revista alemã Spiegel.

Estado de São Paulo vacina pessoas de 63 anos a partir desta quinta-feira

No momento, a vacina está autorizada apenas para as pessoas com mais de 16 anos.

Nos Estados Unidos, a BioNTech e sua sócia Pfizer apresentaram no início de abril um pedido para ampliar a autorização da vacinação e alcançar a população de entre 12 e 15 anos.



O pedido é baseado em dados de testes clínicos em fase 3 nesta faixa de idade publicados no fim de março, que “demonstraram eficácia de 100%” para evitar a doença, segundo os laboratórios.

A vacina também foi “bem tolerada e os efeitos colaterais observados estavam em linha com os registrados” entre as pessoas de entre 16 e 25 anos, afirmaram os laboratórios.

Para as crianças com idades entre 5 e 12 anos, Sahin acredita que existirão mais dados clínicos em julho e que tudo indica que pode acontecer uma autorização em setembro, quando as crianças retornam às aulas no hemisfério norte.

Na quarta-feira, Sahin afirmou que na Europa será possível alcançar uma “imunidade coletiva em julho ou no mais tardar agosto”, e expressou confiança na vacina para combater novas variantes do vírus como a registrada na Índia.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?