Bill Gates afirmou que vencer a pandemia do novo coronavírus é “muito, muito fácil” em relação ao combate às mudanças climáticas. Gates ainda ressaltou que resolver os problemas sobre o clima seria “a coisa mais incrível que a humanidade já fez”. O bilionário e filantropo concedeu a declaração à BBC.

Ainda segundo a reportagem, o bilionário disse que o planeta deveria promover alterações de comportamento. Ente elas, descarbonizar 70% da economia mundial, como aço, cimento, sistemas de transporte e produção de fertilizantes. Fontes renováveis, como a eólica e a solar, também poderiam ajudar a descarbonizar a eletricidade – que representa menos de 30% das emissões totais. 

+ Após prever vírus devastador, Bill Gates alerta para ‘próximos dois desastres’
+ Bill Gates angaria US$ 1 bilhão para fundos de tecnologia limpa

Vale lembrar que Gates fez uma previsão sobre “um vírus devastador”, antes da pandemia de Covid-19. Além disso, afirmou que o novo vírus  seria um risco para a humanidade até 2022.

A entrevista foi realizada para a divulgação de seu novo livro “How to Avoid a Climate Disaster” (Como evitar um desastre climático). Na obra, o fundador da Microsoft explica o motivo de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, além de detalhar como os governos podem atingir esse objetivo.