Giro

Bill Gates: é preciso deixar de comer carne para evitar colapso climático

Crédito: Michael Buholzer/World Economic Forum

Certeiro nas previsões que costuma fazer, Bill Gates agora defende uma transição da alimentação com carne animal para a proteína vegetal, como forma de segurar o desastre climático (Crédito: Michael Buholzer/World Economic Forum)

Adepto de previsões certeiras, Bill Gates agora acredita que o mundo deve se preparar para um futuro alimentar baseado em plantas, caso queira evitar uma catástrofe climática. A carne animal, aponta ele, deve ser trocada pela proteína vegetal.

Em entrevista ao MIT Technology Review, o cofundador da Microsoft apontou que as pessoas até podem reclamar que o gosto dos alimentos não é o mesmo, mas o mercado vai melhorar esse aspecto com o passar do tempo e diminuir a diferença no paladar.

+ Após prever vírus devastador, Bill Gates alerta para ‘próximos dois desastres’
+ Harvard planeia bloquear a luz solar e Bill Gates vai financiar a experiência

Apesar da afirmativa, Gates acredita que o custo desses alimentos ainda é muito alto, o que inviabiliza sua utilização em países dominados pela população de baixa renda. “Não acredito que os 80 países mais pobres comerão carne sintética”, disse ele.



Empenhado em alertar o mundo sobre os perigos climáticos, o magnata está lançando um livro que trata sobre o tema. Em “Como Evitar um Desastre Climático” – previsto para lançamento no Brasil em março –, Gates enumera os caminhos para evitar o colapso global e inclui aí a indústria de alimentos.

Nos últimos anos, Gates passou um bom tempo criticando os governos nacionais pelo baixo investimento em pesquisas pela prevenção de doenças pandêmicas. No ano passado, com a covid-19, a pandemia mostrou que ele acertou a previsão e todos os países estavam despreparados contra a escalada do vírus em todo o planeta.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel