Bill Gates surpreendeu nesta terça-feira em Pequim quando apareceu ao lado de um pote de vidro cheio de excremento para denunciar a falta de banheiros, um sério problema de saúde para os países em desenvolvimento.

“Nos lugares onde não há instalações sanitárias, tem muito mais disso”, afirmou, assinalando o pote, durante um fórum sobre o futuro das instalações sanitárias realizado em Pequim.

“E é a isso que as crianças são continuamente expostas quando brincam, e é por isso que relacionamos isso não apenas com a qualidade de vida, como também com doenças, morte e desnutrição”, acrescentou.

O fundador da Microsoft explicou que mais da metade da população mundial carece de banheiros limpos e apropriados.

“Quando você pensa em coisas que são básicas, junto com a sáude e ter o que comer, ter uma privada faz parte desta lista”, acrescentou.

O fórum, chamado “Reinvented Toilet Expo”, é organizado pela Fundação Bill e Melinda Gates e apresenta tecnologias de ponta em termos de banheiros e sistemas sanitários para torná-los mais baratos e fáceis de instalar.

A China, a segunda economia mundial, está imersa em uma campanha nacional para melhorar seus banheiros, no que o presidente Xi Jinping chamou de “revolução”.

“A China fez grandes progressos para melhorar a saúde e os serviços sanitários para milhões de pessoas”, destacou Gates.

Segundo a Unicef, 892 milhões de pessoas no mundo são obrigadas a fazer suas necessidades no lado de fora de casa, no mato.