A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou a doação de US$ 10 milhões a fundos emergenciais na China para ajudar no combate ao surto do coronavírus e evitar a propagação para outros continentes.

Através de um comunicado neste domingo (26), o valor será encaminhado para organizações sediadas na China, onde até o momento ao menos 81 pessoas morreram, e outra parte vai para entidades do setor público e privado no continente africano.

Em comunicado, a empresa do fundador da Microsoft informou que a ideia é usar esse valor para ações de cooperação e aceleração da resposta ao surto, por meio da realização de pesquisas e vacinas que combatam o vírus.

Na China, o valor destinado pela Fundação será de US$ 5 milhões. A outra parte do valor anunciado estará nas mãos das entidades africanas.

De acordo com o site G1, a lista de doadores contempla a Comissão Nacional de Saúde da China, principal centro de controle e prevenção de doenças do País, a Universidade de Xiamen e a Academia Chinesa de Ciências.

No gigante asiático, foram confirmados mais de 2.700 casos.

Na África, parte do valor da doação será gerenciada pelos estados-membros da União Africana. Apesar de não ter confirmação de casos envolvendo o coronavírus, a Fundação acredita que é necessário um cuidado no continente.