O ano de 2021 foi marcado por uma nova etapa na corrida espacial com o turismo. Alguns bilionários visitaram o espaço com as empresas SpaceX, do dono da Tesla Elon Musk, e Blue Origin, do dono da Amazon, Jeff Bezzos.

A expectativa é que este ano seja tão ocupado quanto 2021, com as primeiras fotos do telescópio Webb e a comercialização da internet por satélite. A SpaceX está à frente na corrida e já lançou mais de 1.800 satélites.

+ Web3 quer internet mais democrática e sem influências de gigantes

De acordo com matéria do Daily Mail, o objetivo da empresa é chegar a uma rede com 42 mil equipamentos em operação no espaço, mas precisa do sinal verde da Comissão Federal de Comunicações (FCC), equivalente americana da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por outro lado, a Amazon ainda não tem satélites em operação, mas, em novembro de 2021, recebeu autorização da FCC para operar uma constelação com 3.236 unidades por meio do Project Kuiper.  Entre as duas empresas, apenas a SpaceX já está operando. A empresa conta com 145 mil clientes em 25 países, segundo dados divulgados pela CNBC.

O serviço de internet por satélite já existe, mas com velocidade limitada. O objetivo das empresas é levar a mesma qualidade da internet de fibra ótica para os lugares mais remotos do mundo. Além disso, as aventuras espaciais devem continuar neste ano, com grandes foguetes sendo lançados pela primeira vez.