Os bilionários Peter Thiel, Louis Bacon e Alan Howard vão ser os mecenas de uma nova plataforma de criptomoedas. O projeto conta com um capital de quase 10 bilhões de euros e “promete moldar radicalmente o comércio e o investimento em ativos digitais”.

O programa que vai ser batizado de Bullish Global vai ser desenvolvido pela empresa de software blockchain, Block.one. O empresário de Hong Kong, Richard Li, o empreendedor financeiro alemão, Christian Angermayer, a Galaxy Digital de Michael Novogratz e o banco de investimento japonês Nomura também patrocinam o projeto.

+ Criptomoeda ether atinge valor recorde, acumula alta de 500% em 2021

A Block.one anunciou que vai oferecer a criação automática de mercado numa plataforma descentralizada, um feito que pode oferecer aos investidores uma forma radicalmente diferente de negociar nos mercados.

Em vez de persuadir os compradores e vendedores a negociar em bolsa, os investidores poderão depositar os seus próprios ativos num contrato inteligente, permitindo que um código informe as partes interessadas sobre o momento exato e de forma automática sobre compra e a venda.

O contrato inteligente conterá fundos, analisará dados e realizará atividades de liquidação e compensação se for favorável para ambas as partes e no tempo mais oportuno para outorgantes e investidores.

Nesta nova plataforma, os proprietários de ativos são ainda incentivados a compartilhar as comissões geradas pela negociação automática. De acordo com o JPMorgan, o mercado financeiro descentralizado, ou DeFi como é habitualmente chamado, tem crescido a todo o vapor, tendo passado de uma avaliação cerca de cerca de 12 bilhões de euros no início do ano para mais de 60 bilhões de euros em abril.

Para os defensores do DeFi, esta nova forma de negociar tem o poder de abalar o mercado financeiro tradicional, dado que consegue evitar aa manutenção dos registos e as funções comerciais, normalmente reservadas a bancos, corretores ou bolsas.