Jack Ma acaba de fazer sua primeira aparição pública em meses, enquanto seu império de tecnologia continua a enfrentar os desafios dos reguladores chineses.

Segundo o site CNN Business, o bilionário cofundador do Alibaba reapareceu nesta quarta-feira, 20, em um vídeo publicado online pela Tianmu News, uma subsidiária do jornal oficial do governo de Zhejiang. A província de Zhejiang é o lar de Hangzhou, a cidade onde o Alibaba está baseado.

+ Jack Ma deixa investidores em limbo com US$ 10 bilhões
+ Jack Ma e outros empresários chineses já tiveram que se “esconder” após críticas

Ma não tinha feito nenhuma aparição pública ou postagem nas redes sociais desde o final de outubro, pouco mais de uma semana antes de a afiliada financeira do Alibaba Ant Group ser listada nas bolsas de valores de Xangai e Hong Kong. O IPO foi bloqueado no último minuto pelos reguladores chineses, e suas empresas têm sido alvo de uma escalada da repressão à tecnologia por Pequim.

No vídeo, que o Tianmu News diz ter sido filmado na quarta-feira de manhã, Ma é mostrado falando com dezenas de professores na China rural para uma cerimônia de premiação que coincide com o feriado chinês, o Festival Laba.

Ma, um ex-professor de inglês, fez da educação uma das principais prioridades de sua fundação – e ele aumentou seus esforços filantrópicos nos últimos anos após se aposentar do Alibaba. “Nos encontraremos novamente depois que a epidemia acabar”, disse Ma no vídeo, dizendo aos professores que a tradicional celebração presencial da cerimônia foi cancelada por causa do Covid-19.

O vídeo postado pelo Tianmu News também mostra imagens de Ma visitando uma escola primária na cidade de Hangzhou no início deste mês.

As ações do Alibaba listadas em Hong Kong aumentaram 6% após a publicação do vídeo.