O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, embarcou para as reuniões de cúpula internacionais de Roma e Glasgow, onde pretende se reunir com o colega turco e consultar seus aliados sobre a retomada das negociações com o Irã, segundo a Casa Branca.

“Antecipo que ele irá se reunir com Recep Erdogan em Glasgow”, que sediará um grande encontro sobre o meio ambiente na semana que vem, informou o assessor de segurança da Casa Branca, Jake Sullivan. “Não tenho uma confirmação, mas é o que esperamos.”

Biden viaja para o encontro do G20, que acontecerá em Roma no fim de semana, antes de seguir para a COP26. “Parece que nos reuniremos em Glasgow, em vez de Roma”, havia dito Erdogan mais cedo. A relação entre os dois dois chefes de Estado passa por um momento tenso, em parte devido à aquisição de um sistema de defesa russo por Ancara, embora a mesma seja membro da Otan.

Biden irá aproveitar as duas grandes reuniões internacionais para consultar os aliados Alemanha, França e Reino Unido sobre a possibilidade de reativar o acordo nuclear iraniano, indicou Jake Sullivan. Durante o encontro entre os líderes dos quatro países no sábado, o objetivo será “focar em uma estratégia comum” marcada pela “unidade e solidariedade” entre americanos e europeus, acrescentou.

O Irã declarou ontem que está pronto para retomar em novembro as negociações, a fim de salvar o acordo sobre seu programa nuclear, após cinco meses de impasse, o que gerou uma reação cautelosa dos ocidentais cada vez mais impacientes.

No domingo, em Roma, Biden pretende organizar uma reunião sobre a desorganização nas cadeias de produção e distribuição em escala mundial, que atrasam entregas, bloqueiam fábricas e congestionam portos.