Giro

Biden espera poder se reunir com Putin em junho

Biden espera poder se reunir com Putin em junho

Joe Biden e Vladimir Putin - AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (4) que espera celebrar uma cúpula com seu colega russo, Vladimir Putin, durante uma viagem à Europa em junho.

“Essa é a minha esperança e expectativa”, disse o presidente quando consultado a respeito. “Estamos trabalhando nisso”, acrescentou, sem dar maiores detalhes.

Em abril, Biden realizou uma reunião bilateral em um terceiro país para discutir as tensões crescentes pelas mobilizações militares perto da fronteira com a Ucrânia; o tratamento do opositor de Putin, Alexei Navalny, e outros pontos críticos.

Embora a cúpula não tenha sido confirmada, um conselheiro de Putin, Yury Ushakov, disse que o planejamento para a reunião está em andamento.

Está previsto que Biden participe de uma cúpula do G7 no Reino Unido em meados de junho, seguida pelas cúpulas da OTAN e da União Europeia em Bruxelas, o que abre a porta para a coordenação de uma reunião separada com Putin.

A Áustria e a Finlândia expressaram interesse em sediar uma eventual cúpula entre os líderes dos Estados Unidos e da Rússia.

Em abril, Washington expulsou 10 diplomatas russos citando um ataque cibernético em grande escala da Rússia aos sistemas de computadores dos EUA e interferência nas eleições presidenciais de 2020. Moscou respondeu na mesma moeda com expulsões de diplomatas americanos.

No entanto, o governo Biden enfatizou que quer trazer estabilidade ao relacionamento bilateral e que Washington e Moscou devem cooperar em área chave, como armas nucleares e crise climática.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel