Mundo

Biden decreta dia da abolição da escravidão feriado nacional nos EUA

Crédito: Reprodução/Instagram Kamala Harris

Senadora e vice-presidente, Kamala Harris disse que o povo americano decidiu olhar para sua história (Crédito: Reprodução/Instagram Kamala Harris)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou na última quinta-feira (17) o decreto de uma conquista histórica. Após 156 anos, foi instaurado feriado nacional no dia 19 de junho, data que marcou a abolição da escravatura no país em 1865. Após sofrer boicote por parte de alguns republicanos, o projeto foi votado na última quarta-feira (16) e aprovado pelo Senado por 415 a 14 antes da sanção presidencial.

“Esta data foi conhecida pela história por muitos nomes: Dia do Júbilo, Dia da Liberdade, Dia da Emancipação e, hoje, torna-se feriado nacional. É um dia em que a nação decidiu parar e olhar para nosso conhecimento e história”, afirmou a senadora e vice-presidente Kamala Harris em cerimônia na Casa Branca.

+ Desigualdade de renda é recorde, com perda de emprego dos mais pobres, diz FGV

+ Do ponto de vista econômico, excluir os negros é estupidez



Como a data cai em um sábado neste ano, o feriado foi antecipado para ser comemorado já nesta sexta-feira, segundo o New York Times. Diversas empresas já concendiam folgas remuneradas aos funcionários no 19 de junho em decorrência do movimento Vidas Negras Importam, que completou um ano com o assassinato de George Floyd pela polícia. Em seus últimos dias de mandato, Donald Trump já havia prometido transformar o “Juneteenth” em feriado se fosse reeleito.

O caminho à equidade racial, contudo, ainda é longo se se considerar que apenas 1% das 500 maiores empresas do mundo são lideradas por executivos negros. No Brasil, profissionais negros ocupam apenas 6,3% dos cargos de gerência em 23 grandes empresas multinacionais – os executivos no País correspondem apenas a 4,7%, segundo estudo da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago