No ano que pode ser marcado por enormes IPO’s de startups – como da Uber, Lyft e Pinterest – uma reportagem da Business Insider acalmou ânimos de quem apostava na abertura de capital da Airbnb. Há nove meses, o site TechCrunch cravou que a oferta inicial de ações da empresa estaria pronta no dia 30 de junho, detalhando até mesmo planos de bonificação de funcionários. A expectativa ficou ainda mais alta quando Dave Stephenson – então vice-presidente da Amazon – foi para o site de compartilhamento de casa e assumiu o cargo de CFO.

Porém uma a reportagem da BI com o cofundador do Airbnb, Nathan Blecharczyk, jogou água fria nas previsões ao declarar que “não decidimos se iremos abrir a empresa em 2019”. Ele disse que a empresa está sim se preparando para o IPO, mas que isto não necessariamente irá acontecer neste ano.

A empresa foi avaliada em US$ 31 bilhões após uma rodada de investimentos de série F em maio de 2017. No terceiro quarto de 2018, anunciou renda de US$ 1 bilhão. A empresa tem 10 anos, e está presente atualmente em 191 países e 81 mil cidades.

Apesar da perspectivas de grandes IPO’s em 2019, o resultado das ações até agora não são animadores. Fatores como o Brexit, guerra comercial EUA-China e o recente shutdown do governo americano diminuíram o ritmo das aberturas de capital de empresas, que até o momento deste ano levantaram US$ 5,4 bilhões, queda de 78% em relação ao ano passado.