O escritório de Turismo de Berlim, na Alemanha, lançou uma campanha de prevenção da covid-19 para lá de curiosa: uma idosa usando máscara e mostrando o dedo do meio. É assim que o governo local espera chamar atenção da população aos riscos que todos estão correndo enquanto o coronavírus ainda for um problema de saúde pública.

A campanha diz que o gesto agressivo – manda o interlocutor para aquele lugar – “cabe a quem não usa máscara – obedecemos às regras [de prevenção] da corona”. A imagem viralizou na internet e gerou polêmica, principalmente entre os moradores de Berlim que se ofenderam com o tom da mensagem.

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O planejamento do governo é manter a campanha ativa até março de 2021 e os anúncios estarão inicialmente nos transportes públicos.

Uma das peças recria o lema “liberdade, igualdade, fraternidade”, da revolução francesa, e inclui Charité, um dos hospitais mais conhecidos de Berlim.

A ideia do “liberdade, igualdade, Charité” é apontar que as pessoas que estão se recusando a usar máscara em nome da liberdade vão acabar indo para o hospital, caso não se cuidem.

“A maioria das pessoas em Berlim está respeitando as regras, mas há uma minoria que não respeita e está arriscando a vida de outras pessoas – de pessoas mais velhas e comunidades em risco. Queríamos chamar atenção para esse problema”, disse à CNN o porta-voz da Visit Berlim, Christian Tänzler.

A Alemanha começa a temer uma segunda onda de infecções, como está acontecendo na França e em outros pontos da Europa. O país já estuda um toque de recolher durante a noite.

Nos próximos dias, a campanha será divulgada em inglês, turco e nas línguas árabes, além de figurar em murais e pinturas espalhadas pela cidade.