O governo federal inicia nesta terça-feira (16) o pagamento do Benefício Taxista, auxílio criado para compensar a elevação do preço dos combustíveis e seus derivados.

Nesta terça, serão pagas juntas as parcelas de julho e agosto para os taxistas cadastrados por suas prefeituras até o dia 31 de julho. Já os cadastrados até esta segunda-feira (15), tem o seu pagamento previsto para o dia 30 de agosto.

Haverá uma nova abertura para cadastramento das prefeituras no dia 20 de agosto. A data limite para envio desses cadastros é 11 de setembro de 2022. Confira abaixo:

benefício
Reprodução Governo FederalCalendário de pagamentos do Benefício Taxista para o mês de agosto (Crédito:Reprodução Governo Federal)

Valor das parcelas

Ao todo serão seis parcelas de R$ 1 mil, mas o valor pode variar “observadas a quantidade de taxistas elegíveis e o limite global disponível para o pagamento do auxílio”, afirma o Ministério do Trabalho e Previdência. Dessa maneira, o valor final das parcelas dependerá da quantidade de taxistas que demandarem o benefício. Caso haja mais taxistas que o previsto pela pasta, o valor para cada profissional ficará menor.

Quem receberá?

Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio de 2022 e que, entre outras exigências, tenham CNH e CPF válidos.

Como receber o Benefício Taxista?

Nenhuma ação é necessária pelo motorista de táxi para o seu cadastramento. A prefeitura do município será a responsável pelo encaminhamento da relação de taxistas registrados ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Em caso de dúvida, o Ministério do Trabalho e Previdência diz para que o taxista entre em contato com os gestores de seu município para saber se as informações foram encaminhadas dentro do prazo previsto.