E reina a mesmice. Como é praticamente inviável analisar a internet toda e seus mais de 1 bilhão de endereços, acrescentados de páginas e mais páginas, uma pesquisa veiculada pelo The Next Web tentou fazer o serviço com um estudo em que examina cerca de 200 mil imagens em 10 mil websites. A constatação é uma tristeza: a padronização estética. Foram agrupados páginas listadas no índice Russell 1000, outros 500 sites com mais tráfego da Alexa completados com sites indicados para o Webby Awards. Para a análise foram criados padrões visuais e confrontos baseados em similaridade. Tudo batido no liquidificador da Inteligência Artificial. O resultado? As diferenças médias entre os sites atingiram o pico entre 2008 e 2010 e diminuíram entre 2010 e 2016. As diferenças entre os layouts caíram mais de 30% no período. Em vez de buscar a diversidade, o que se viu foi um tentando ficar parecido ao site vizinho.

(Nota publicada na edição 1172 da Revista Dinheiro)