A histórica rivalidade entre brasileiros e argentinos no futebol termina em empate quando o assunto é a ocupação de hóspedes do hotel e cassino Enjoy Punta del Este, o antigo Conrad, um dos mais conhecidos do litoral uruguaio. Na recente temporada de verão, os visitantes brasileiros somaram 37%, exatamente a mesma porcentagem dos argentinos — e bem acima dos uruguaios, na terceira colocação, com 17%. Os números penderam ainda mais para o Brasil em uma data que antecedeu a alta estação. Em 27 de novembro, a final da Copa Libertadores da América 2021 foi disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu (cerca de 1h40 de Punta). Em campo, dois times brasileiros: Flamengo e Palmeiras, que ergueu a taça. “Tivemos uma ocupação equivalente a do auge do verão, e praticamente só com turistas do Brasil”, afirmou o gerente de Relações Públicas do hotel, Javier Azcurra. “O turismo de esportes pode ser um novo atrativo”, disse.

Ampliar a oferta de atrações para manter a ocupação alta ao longo do ano é uma estratégia que tem sido adotada por todo o setor hoteleiro que atua no litoral uruguaio, região que fica praticamente deserta quando o verão termina. Não é diferente no caso do Enjoy!, que completou 25 anos em novembro passado (a maior parte de sua história com o nome Conrad) e cujos proprietários pretendem ir além da proposta de “lazer de cassino” que consagrou a marca. A ideia não é abrir mão das mesas de jogo, mas abrir o leque de apostas. Assim como ocorreu em Las Vegas (EUA), que passou a conciliar grandes torneios de pôquer a apresentações dos principais nomes do showbiz e opções de entretenimento para toda a família, o Enjoy! quer receber mais hóspedes que não necessariamente passam pelas roletas e caça-níqueis —mas que gostam de comer e beber bem. É de olho nesse segmento que o hotel abre as portas, nos dias 17 e 18 de junho, para a primeira edição da Feira Enjoy do Vinho Uruguaio, com presença já confirmada de 40 vinícolas do país.

SALÃO INTERNACIONAL A novidade se soma a outro evento já consagrado. Há 19 anos, o centro de convenções do hotel, com capacidade para 3 mil pessoas, sedia o Salón Internacional del Vino, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. Na mais recente edição, em janeiro passado, foram apresentados 600 rótulos de 140 produtores. Com ingressos entre US$ 65 e US$ 110 (VIP), as desgustações avançaram até 1h da manhã. Para os amantes da bebida, porém, o Salão e o Wine Weekend são apenas atrativos adicionais. A adega do sofisticado restaurante St. Tropez oferece 3 mil garrafas. “O turismo enológico é uma tendência crescente e já se tornou nosso principal atrativo fora do verão”, afirmou Azcurra.

Ter esses apelos faz toda a diferença para um empreendimento que é o maior empregador privado de Punta del Este, com 1,5 mil forncedeores fixos, dos quais 230 estão desde a inauguração. Com 294 habitações, todas com vista para o mar, o hotel agora aposta também no turismo de negócios, com foco em convenções e congressos. “Punta está com projetos importantes nas áreas de tecnlogia e audiovisual, o que tem mudado o perfil dos eventos que a cidade sedia e também a idade média dos nossos hóspedes”, afirmou o relações públicas que está há oito anos no hotel.

Prova desse rejuvenescimento é a mudança na programação musical. Segundo ele, nomes como Roberto Carlos e Julio Iglesias foram por muito tempo as grandes estrelas que subiam ao palco do Conrad. “Agora, nossas principais atrações são DJs como Alok, Bob Sinclair e outros de grande apelo junto aos jovens”. A intenção de receber um público mais jovem não significa apenas mudar a linha de shows e baladas. Em março, uma prova que faz parte do campeonato mundal de triatlo, a Ironman 70.3 Punta del Leste, levou para o hotel centenas de atletas de elite. Por azar, o mau tempo obrigou os organizadores a cancelarem a competição, já reagendada para o dia 5 de março de 2023. Encontrar novos nichos, contudo, não significa dar as costas para os que já se hospedam há mais tempo. “Venho para cá todo ano desde a inaguração”, disse um turista de Porto Alegre, na casa dos 70 anos, que se dirigia ao bem montado spa do resort. “É quase a minha segunda casa”. Agora, com vizinhos mais animados.