Com apenas três meses de existência, a startup de educação Beetools já ganhou reconhecimento internacional, e disputa nesta semana o prêmio EnlightED de inovação, educação e tecnologia da South Summit, em Madrid. Ela foi umas das selecionadas de uma lista de 3,5 mil iniciativas. A premiação é referência no mundo da inovação, reunindo as 100 startups mais inovadoras do mundo.

A iniciativa de curitiba é uma spinoff da Beenoculus, empresa especializada em realidade virtual. A Beetools por sua vez é uma escola de idiomas que utiliza das mais diversas ferramentas para o aprendizado de línguas. Realidade virtual, gamificação (a transformação de tarefas em jogos), big data e inteligência artificial são alguns dos métodos usados pela escola.

Além disso, a Beetools utiliza da metodologia flipped classroom em suas aulas para garantir o melhor aproveitamento do tempo. O recurso prevê que alunos aprendam parte do conteúdo das aulas antes de entrar dela acontecer, para que o momento em que estiverem na classe o aprendizado seja feito através de discussões, com os professores sendo mediadores, indicando caminhos.

“Com o uso da tecnologia, conseguimos que o aluno tenha um resultado muito mais eficiente e possa praticar o idioma em um ambiente virtual, no qual se sente à vontade para utilizar todo o inglês que aprendeu”, conta Fábio Ivatiuk, CEO da Beetools que está em Madrid para a premiação. A startup possui quatro unidades em Curitiba e deve lançar mais 11 no Brasil até o final do ano