Exercícios moderados durante a gravidez, como caminhar em uma esteira, podem levar a bebês mais saudáveis, de acordo com um novo estudo incluído em uma edição especial da Birth Defects Research. A revista é publicada pela Sociedade para Pesquisa e Prevenção de Defeitos Congênitos em parceria com  John Wiley & Sons.

+ Fazer exercícios ao ar livre na pandemia exige cuidados e adaptações

O estudo de Samantha McDonald não se baseou em autorrelato, o que tornou a pesquisa especialmente confiável, de acordo com Michiko Watanabe, PhD, co-editora da edição especial de Pesquisa de defeitos de nascença e professora da Case Western Reserve University School of Medicine. A equipe Universidade da Carolina do Norte supervisionou um grupo de mulheres grávidas durante cerca de 150 minutos de exercícios por semana.

As crianças de 1 mês nascidas dessas mulheres tinham porcentagens de gordura corporal mais baixas em comparação com o grupo de controle, o que está associado a um risco menor de obesidade mais tarde na vida. Estudos anteriores analisaram principalmente o peso dos bebês ao nascer. No entanto, este estudo indicou que os exercícios durante a gravidez podem continuar a ter um efeito positivo à medida que os bebês crescem.

Outros achados significativos revelados na edição sugerem que exercícios físicos podem ajudar mulheres antes e durante a gravidez que estão lutando contra transtornos por uso de substâncias. Para a maioria das mulheres grávidas, são recomendados pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada.