Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e publicado na Nature mostra que consumir bebida alcoólica diariamente pode ter impacto direto no cérebro. De acordo com o estudo, ingerir apenas uma dose diária de álcool pode reduzir o tamanho do cérebro e a situação pode piorar se o hábito envolve quantidades maiores de álcool.

Quase 37 mil adultos e idosos europeus foram divididos em dois grupos. No primeiro ficaram pessoas que relataram tomar de uma a duas doses. Enquanto que no segundo estavam pessoas que consomem mais de quatro doses por dia.

+ Conheça as celebridades que investem em marcas de vinhos e espumantes

A conclusão do estudo, que analisou as imagens cerebrais dos voluntários, é de que em todos os grupos, mesmo os que bebiam pouco, registraram a diminuição de volume do cérebro.

De acordo com o Olhar Digital, os cientistas classificaram a cerveja ou uma taça de vinho como o equivalente a duas unidades. Uma dose de destilado (como o uísque, por exemplo), foi definida como uma unidade.

O resultado é que os participantes que bebiam uma ou duas unidades diárias já demonstravam algumas alterações na estrutura do cérebro.

Já quem consumia três unidades diárias foi detectada uma diminuição mais significativa na massa branca e cinzenta, com a percepção de que o órgão era 3,5 anos mais velho. Por fim, aqueles que relataram beber mais de quatro unidades por dia, o problema é ainda mais grave: o cérebro demonstrou envelhecer mais de 10 anos.