Economia

BCE: Lagarde diz que é ‘cedo’ para debater fim do programa PEPP

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou em entrevista publicada pelo portal Politico nesta segunda-feira, 14, que ainda é “cedo” para debater o fim do programa emergencial de compras de ativos, conhecido como PEPP, porque ele estaria “indo na direção certa”.

“Você não remove as muletas de um paciente até que os músculos tenham começado a se reconstruir o suficiente para que ele possa andar com suas próprias pernas. O mesmo se aplica à economia”, declarou Lagarde, na entrevista. Precisamos realmente ancorar a recuperação”, acrescentou.

Na mais recente decisão de política monetária, em 10 de junho, o BCE manteve o volume do PEPP em 1,85 trilhão de euros e reiterou que continuará comprando bônus em ritmo “significativamente” mais rápido do que no começo do ano, como forma de ampliar a liquidez no sistema financeiro.

Lagarde repetiu à publicação que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro deve retomar ao nível anterior à pandemia ao longo do primeiro trimestre de 2022, desde que a variante do coronavírus Delta, detectada pela primeira vez na Índia, não “arruíne nossos planos”.



Ainda de acordo com a dirigente, o BCE deve entregar sua revisão de estratégias de política monetária do final do verão ou início do outono do Hemisfério norte.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

BCE Lagarde PEPP