Por Dhara Ranasinghe

LONDRES (Reuters) – Bancos de investimento estão aumentando as apostas no aumento das taxas de juros da zona do euro nos próximos meses, um dia após o Banco Central Europeu ter surpreendido os mercados com uma postura mais dura do que o esperado sobre o aumento da inflação. O Deutsche Bank espera agora que o BCE adote duas altas de 0,50 ponto percentual este ano, depois de iniciar o ciclo de aperto com um movimento de 0,25 ponto em julho.

Taxas de juros precisam subir, mas BCE lutará contra fragmentação

Europa: bolsas fecham em queda após BCE apontar alta de juros em julho e setembro

Rússia corta juros para o nível pré-crise de 9,5%

O Morgan Stanley disse que, após a reunião de quinta-feira do BCE, revisou para cima tamanho do aperto esperado na reunião de setembro para 0,50 ponto, ao mesmo tempo em que acrescentou um aumento adicional de 0,25 ponto.

O BCE encerrou um esquema de estímulo e disse que no mês que vem fará seu primeiro aumento dos juros desde 2011, seguido por um movimento potencialmente maior em setembro.

Com a inflação em um nível recorde de 8,1% e ainda subindo, o BCE teme agora que o crescimento dos preços esteja se expandindo e possa desencadear uma espiral salários-preços, anunciando uma nova era de preços mais altos.

Embora a presidente do BCE, Christine Lagarde, já tenha sinalizado uma série de aumentos dos juros em comentários recentes, o tom visto na quinta-feira pegou de surpresa os mercados.

Os futuros do mercado monetário agora indicam quase 1,50 ponto de aperto pelo BCE até o final do ano, de 1,40 ponto logo após a declaração do BCE e cerca de 1,35 ponto na quarta-feira.

(Reportagem adicional de Yoruk Bahceli)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI590DU-BASEIMAGE