Economia

BCE está disposto a ampliar QE, seja em tamanho ou duração, diz Draghi

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou nesta quinta-feira, em coletiva de imprensa após a reunião de política monetária da entidade, que houve uma discussão preliminar sobre a possibilidade de continuar com o programa de compra de ativos, o relaxamento quantitativo (QE), em 2018.

Foi a primeira vez que o BCE confirmou ter debatido o futuro do QE com todo o Conselho. O italiano afirmou que está disposto a ampliar QE, seja em tamanho ou duração. Porém, Draghi também ressaltou que a inflação ainda está longe da meta do BCE, portanto é necessário proceder com cautela.

Draghi apontou que a recente valorização do euro ante outras moedas é uma fonte de incerteza para a política monetária, enquanto os dirigentes se preparam para elaborar os planos para o ano que vem.

“Provavelmente a maior parte dessas decisões será tomada em outubro”, disse Draghi, referindo-se à próxima reunião de política monetária do BCE, que acontece no dia 26 daquele mês. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tópicos

BCE Mario Draghi QE