Economia

BC tem se destacado pelo elevado padrão ético, diz Ilan

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta quinta-feira, 26, durante abertura de evento sobre ética pública em Brasília, que a instituição tem se destacado “pelo elevado padrão ético e pelo comprometimento adotado por seus servidores no exercício de suas atribuições”. Segundo ele, “o BC estabeleceu em suas Orientações Estratégicas 2016-2019 o compromisso com a instituição, a excelência, o foco em resultados, a integração, a responsabilidade socioambiental e a transparência”.

“Esses são os princípios da Administração Pública no BC que se complementam com a ética”, acrescentou o presidente do Banco Central.

Em sua fala, Ilan também destacou que a ética se relaciona com bem comum e, portanto, com administração pública. “Nossa Constituição estabelece, em adição ao arcabouço expresso, princípios que devem nortear a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, afirmou.

Ilan também citou a importância da ética para a economia. “Na ciência econômica moderna, há consenso de que instituições fortes são fator importante para o desenvolvimento socioeconômico”, afirmou.

Segundo ele, apesar de as instituições se fundarem em um arcabouço jurídico-legal, elas não se sustentam apenas pelo cumprimento da lei.

“Sem a ética, os preceitos legais podem ser distorcidos, ou pode-se reivindicar um grau de generalidade tal na interpretação dos limites legais que faça com que o sistema perca sustentação. É o comportamento ético que determinará o sucesso institucional e, em decorrência, o valor que as instituições podem agregar à sociedade”, acrescentou.

Ilan e o diretor de Relacionamento Institucional, Isaac Sidney, participaram da abertura do “XVIII Seminário Internacional Ética na Gestão”, organizado pela Comissão de Ética Pública, ligada ao Poder Executivo. O evento ocorre nesta quinta e na sexta na sede do BC, em Brasília.

Veja também

+Caixa paga hoje (13) auxílio emergencial para nascidos em maio

+Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19

+ Avó de Michelle Bolsonaro morre após 1 mês internada com covid-19

+ Nazistas ou extraterrestres? Usuário do Google Earth vê grande ‘navio de gelo’ na costa da Antártida

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?