Giro

BC quer responsabilizar bancos por fraudes envolvendo o Pix

Crédito: REUTERS/Adriano Machado

O presidente do Banco Central quer responsabilizar os bancos por fraudes no Pix (Crédito: REUTERS/Adriano Machado)



O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade monetária vai iniciar um processo de responsabilização de bancos caso haja fraudes envolvendo o Pix. Isso porque tem crescido o número de casos em que ladrões roubam os celulares de vítimas com o intuito de acessar os aplicativos bancários para transferir indevidamente o dinheiro para outras contas.

TSE autoriza doações para campanhas eleitorais pelo Pix

‘Emenda Pix’ destina R$ 3,2 bilhões a prefeitos em ano eleitoral

Fintechs usam o Pix para ofertar serviços antes dos bancos




“Quando alguma fraude é cometida por Pix, é preciso ter uma conta receptora. Se eu chego para você e peço para fazer um Pix para mim, de duas, uma: ou vai ter um Pix na minha conta, com todos os meus dados lá, e vai ser fácil me prender; ou eu estou recebendo por uma conta laranja, intermediária”, explicou Campos Neto, que participou de uma audiência na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados na terça-feira, 31. “Então estamos apertando os bancos o máximo possível para que eles não tenham capacidade de ser hospedeiros de contas laranjas ou intermediárias. Inclusive, vamos começar o processo de responsabilizar os bancos se for feito uma fraude Pix, e eles tiverem uma conta laranja.”

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo suspeita que quando os roubos começaram a ganhar força na capital paulista, no ano passado, não havia muito envolvimento de membros do PCC, uma vez que seriam crimes que atraem a atenção da polícia e atrapalham o tráfico. Com o tempo, contudo, viu-se que poderia ser algo lucrativo pelo valor das transações.







Tópicos

aumento fraude PIX em São Paulo Banco Central bancos bancos Pix fraudes bancos responsáveis PIX golpes BC BC responsabilizar bancos fraudes PIX bloquear celular roubado celular Celular roubado Pix chave pix chaves pix como cadastrar uma chave PIX? como deixar o seu celular mais protegido como dificultar a vida do assaltante de celular como dificultar a vida do criminoso como fazer o pix como funciona o pix como impedir bandido de fazer transferências Pix como impedir que ladrão tenha acesso a dados como sacar dinheiro do pix no caixa eletrônico 24 horas como usar o mapa do PIX estabelecimentos credenciados do PIX Fraude PIX São Paulo Fraude PIX SP fraudes golpes pix golpes PIX bancos responsabilizados limite de saque pix Mapa do PIX número de PIX em 2022 o que é e como funciona? O que é o Pix e como fazer? onde fazer operações do Pix PIX Pix 2022 pix app Pix baixar pix banco central pix banco do brasil Pix bloqueio pix caixa Pix Crime Pix em Portugal pix fraude PIX golpes Pix internacional PIX operações pix saque pix saque banco do brasil pix saque lotérica pix saque onde fazer pix saque rápido PIX transação não autorizada pix transferência dinheiro pix troco pix troco: como funciona pontos do PIX presidente do Banco Central Pix proteção de Dados Quadrilhas especializadas em roubar valores via Pix Qual o valor do Pix? quantas operações foram feitas no PIX? Quanto custa Pix? Quem autorizou o Pix no Brasil? quem criou o pix responsibilização Roberto Campos Neto roubos pix segurança digital Segurança virtual smartphones furtados perda de valores transferências ilegais pix transferências Pix ilícitas transferências por bandidos Pix transferências por celulares roubados