Economia

BC publica boxe sobre evolução dos preços de serviços superiores na pandemia

O Banco Central publicou nesta quarta-feira, 25, um boxe do Boletim Regional sobre a evolução dos preços de serviços superiores na pandemia. De acordo com o documento, A pandemia de covid-19 desacelerou a inflação dos serviços consumidos por famílias de alta renda – como de viagens, hotéis e lazer – desde o ano passado. Por outro lado, o avanço da vacinação e reabertura da economia tendem elevar a demanda por esses serviços e pressionar os seus preços.



“Em 2020, o arrefecimento da inflação de serviços no Brasil repercutiu sobretudo a desaceleração dos preços dos serviços superiores, que foram mais severamente impactados pela pandemia. Por outro lado, os preços de alimentação fora do domicílio aceleraram, influenciados em grande parte pela alta dos preços dos alimentos”, aponta o documento.

De acordo com o BC, a pandemia pode ter alterado o padrão de consumo das famílias de renda mais elevada. Devido às medidas de isolamento social, esses grupos reduziram o consumo de vários serviços superior, enquanto aumentaram os gastos com bens ou mesmo ampliaram suas poupanças.

“Atualmente, os serviços essenciais e a alimentação fora do domicílio respondem por quatro quintos da inflação de serviços acumulada em 12 meses. Em julho de 2021, as contribuições dos serviços essenciais e do subgrupo alimentação fora do domicílio para a inflação de serviços alcançaram, na ordem, 44,6% e 35,5% (26,3% e 25,3% em fevereiro de 2020), enquanto a contribuição dos serviços superiores alcançou apenas 19,9% (48,5% em fevereiro de 2020)”, detalhou o documento.




Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?