Economia

BC: jogos de loteria poderão ser pagos com o Pix

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O Banco Central já tinha ampliado o uso do pagamento instantâneo para recolhimento do FGTS e para contas das próprias instituições (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

Os jogos de loteria poderão ser pagos com o Pix. O Banco Central, em resolução publicada no BC Correio, ampliou o uso do Pix e incluiu as contas das lotéricas na lista de habilitadas a receber os pagamentos instantâneos.

A novidade, segundo o BC, atende à demanda do mercado que pedia a integração das lotéricas ao Pix. “As novas funcionalidades do Pix mostram o caráter multipropósito do meio de pagamento. Isso significa que ele deve ser capaz de acomodar todos os tipos de transação de varejo, envolvendo pessoas, empresas e governo”, afirma o BC em nota divulgada há pouco. O BC já tinha ampliado o uso do pagamento instantâneo para recolhimento do FGTS e para contas das próprias instituições.

+ BC registra 5,2 milhões de transações em três dias de funcionamento do PIX
+ Taxa de rejeição do Pix está em 6,5%, diz Campos Neto

O BC informa que também aprovou um período de seis meses para que as instituições façam ajustes pontuais em suas plataformas que se conectam ao Pix. “Embora o Pix esteja funcionando plenamente, alguns acertos pontuais podem ser necessários a fim de melhorar a experiência do usuário”, afirma a nota. Esses ajustes, segundo o BC, são normais para um sistema de complexidade e magnitude do Pix e determinados apontamentos podem não ser configurados como infrações.

Assim, o BC informa que as instituições estarão isentas de eventual aplicação de multa entre 3 de novembro de 2020 e 15 de maio de 2021, desde que a instituição faça adequações oportunas em sua atuação e tome medidas necessárias para evitar reincidência do apontamento. “O cometimento reiterado de condutas passíveis de penalidade será punido normalmente, na forma do regulamento do Pix e do manual de penalidades.”

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel