Economia

BC entende que compulsório é alto e existe plano para diminuí-lo, diz Campos Neto

Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Banco Central: circular determina que na formação de grupos de consórcio em que os créditos sejam de valores diferenciados, o crédito de menor valor, vigente ou definido na data de constituição do grupo, não poderá ser inferior a 30% do crédito de maior valor. Antes, o porcentual era de 50%. (Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a instituição entende que o nível dos compulsórios bancários é alto no Brasil. Ao mesmo tempo, pontuou que existe um plano para diminuí-lo.

O comentário de Campos Neto foi feito durante reunião com deputados da bancada do DEM, na Câmara dos Deputados.

+ Banco Central monta centro para acelerar a criação de fintechs
+ Banco Central indica que pode interromper ciclo de cortes na Selic 

Campos Neto participou do encontro com os parlamentares para discutir o projeto de autonomia do BC, que tramita na Casa. No entanto, ele foi questionado sobre outros assuntos, como o nível do compulsório bancário – a parcela de recursos de curto e longo prazo dos clientes que os bancos são obrigados a recolher no BC.

O presidente do BC pontuou que, desde sua chegada ao BC, a instituição já liberou cerca de R$ 20 bilhões em compulsórios.

Ele reconheceu ainda que o dinheiro ficou empossado – ou seja, não foi necessariamente utilizado pelas instituições financeiras em novas operações de crédito. “Mais recentemente, vimos que o dinheiro do compulsório está indo para o crédito, mais especificamente, para o imobiliário”, comentou.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança